SANTIAGO – A mineradora Codelco confirmou que três dos cinco trabalhadores presos na mina de cobre El Teniente foram encontrados mortos, após um desabamento causado por um forte tremor na última quinta-feira. O incidente ocorreu por volta das 17h30, horário local, e resultou na morte de uma pessoa no momento do colapso, elevando o total de vítimas fatais para quatro.
As equipes de resgate, que atuam na nova seção Andesita da mina, conseguiram liberar 24 metros de passagens bloqueadas até a manhã de domingo, de um total de 90 metros necessários para alcançar os trabalhadores ainda desaparecidos. A Codelco lamentou a perda dos colegas e expressou solidariedade às famílias afetadas pela tragédia.
A mineradora está investigando as causas do desabamento, que pode ter sido provocado tanto pela atividade de mineração quanto por mudanças tectônicas naturais, em um país conhecido por sua atividade sísmica. O tremor registrado teve magnitude de 4,2, um dos mais intensos já registrados na região de El Teniente.