A TotalEnergies anunciou nesta quarta-feira (6) a venda de sua participação de 45% em dois blocos não convencionais de petróleo e gás para a YPF, estatal argentina, em um negócio avaliado em US$ 500 milhões (R$ 2,73 bilhões). A transação representa aproximadamente 20% da área detida pelo grupo francês na formação de 'shale' de Vaca Muerta, uma das maiores reservas de gás não convencional do mundo.
Javier Ravelo, vice-presidente sênior de exploração e produção da TotalEnergies nas Américas, afirmou que a venda permitirá à empresa focar no desenvolvimento de seus principais ativos na Argentina, como o campo de gás Fenix, localizado na costa da Terra do Fogo, e na bacia de Neuquén. A TotalEnergies é a maior operadora privada de gás na Argentina, responsável por cerca de 25% da produção do país.
A YPF, por sua vez, destacou que os ativos adquiridos possuem licenças de fracking válidas até 2051, essenciais para sua estratégia de crescimento. A empresa também mencionou que o ativo Rincon La Ceniza está bem posicionado para potencialmente abastecer uma futura instalação de exportação de GNL na Argentina, enquanto La Escalonada, que contém principalmente petróleo, poderá contribuir para o desenvolvimento do norte em Vaca Muerta.
Patrick Pouyanne, CEO da TotalEnergies, havia comentado anteriormente que a venda de participações minoritárias em áreas com custos de produção elevados era parte da estratégia da empresa de focar em projetos de baixo custo e baixas emissões, priorizando investimentos em ativos no Suriname e no Brasil.