Os parlamentares do Texas aprovaram, na madrugada deste sábado (23), um novo mapa eleitoral que pode render cinco novas cadeiras para deputados republicanos no Congresso dos Estados Unidos. A votação, que ocorreu após mais de oito horas de debate, foi aprovada por 18 votos a 11, seguindo as orientações do partido. A senadora democrata Carol Alvarado tentou bloquear o mapa, mas os republicanos utilizaram uma moção processual para encerrar o debate e prosseguir com a votação final.
Agora, o novo mapa segue para o gabinete do governador Greg Abbott, republicano, para aprovação final. O presidente Donald Trump pressionou o Texas a criar este novo desenho eleitoral para evitar que os democratas conquistem a Câmara dos Deputados nas eleições de meio de mandato em 2026. Em resposta, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, iniciou um processo para redesenhar o mapa de seu estado, criando potencialmente cinco novas cadeiras para os democratas.
A batalha pelo redesenho dos distritos eleitorais adiciona um elemento volátil e arriscado às eleições do próximo ano. Com os republicanos controlando ambas as casas do Congresso, eles buscam atender aos interesses de Trump, enquanto os democratas esperam que a impopularidade de algumas políticas do presidente possa resultar em uma mudança no equilíbrio de poder na Câmara. Se os democratas conquistarem a maioria, terão mais ferramentas para investigar Trump e seu governo.