O conselho da Tesla aprovou um novo pacote de compensação para o CEO Elon Musk, composto por 96 milhões de ações restritas, após a anulação de pacotes anteriores por decisões judiciais. A informação foi divulgada em um documento regulatório enviado à Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos.
De acordo com a fabricante de veículos elétricos, o pacote será concedido dois anos após a aprovação, condicionado à permanência de Musk como CEO ou em um cargo executivo relacionado ao desenvolvimento de produtos ou operações. A Tesla também destacou que o pacote será cancelado e devolvido à empresa caso uma decisão judicial final não admita recursos.
Vale lembrar que uma juíza de Delaware já havia anulado pacotes de pagamento multibilionários de Musk em duas ocasiões, mesmo após a aprovação da compensação em uma votação de acionistas em 2024. A Tesla estima que o novo pacote pode alcançar aproximadamente US$ 23,7 bilhões, considerando o preço de fechamento das ações na última sexta-feira, dia 1º.
Os membros do conselho, Robyn Denholm e Kathleen Wilson-Thompson, expressaram confiança de que essa compensação incentivará Musk a continuar liderando a Tesla, conforme comunicado divulgado na plataforma X, de propriedade de Musk.