O tenente da Polícia Militar de Roraima, Hildegardo Freitas da Silva, de 50 anos, foi denunciado pelo Ministério Público do Estado (MPRR) por crimes de violência doméstica, tortura e cárcere privado contra sua ex-esposa, que sofre de Alzheimer em estágio avançado. A denúncia foi feita nesta segunda-feira, 18 de agosto, após a vítima ser encontrada em um ambiente insalubre no dia 14 do mesmo mês, apresentando sinais de tortura física e restrições alimentares.
De acordo com a Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, a mulher estava sem acesso a medicamentos e seu dinheiro da aposentadoria era utilizado pelo tenente para seu próprio benefício. O promotor Hevandro Cerutti destacou a gravidade do caso, dada a condição da vítima, e afirmou que a denúncia marca o início do processo penal para apurar os fatos.
Além da denúncia por violência doméstica, Hildegardo Freitas da Silva também foi preso na última sexta-feira, 15 de agosto, por maus-tratos a animais, após 60 animais serem encontrados em condições deploráveis em uma chácara. Ele permanece detido preventivamente enquanto as investigações prosseguem, evidenciando a necessidade urgente de proteção às vítimas de violência e à responsabilização dos agressores.