O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), confirmou a indicação de Wagner Rosário, ex-ministro da Controladoria-Geral da União durante o governo Bolsonaro, para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A nomeação será publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira, 20, e o substituto de Rosário será Rodrigo Fontenelle, atual controlador-geral de Minas Gerais, que ocupa o cargo desde 2019 sob o governo de Romeu Zema (Novo).
A indicação de Rosário deve passar pela sabatina e aprovação dos parlamentares na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Com a base governista detendo ampla maioria no Legislativo, a expectativa é que a aprovação ocorra sem dificuldades. Rosário, que é auditor de carreira na Controladoria-Geral da União (CGU), já buscou apoio entre os deputados para sua nomeação.
A vaga no TCE-SP foi aberta após a antecipação da aposentadoria do presidente do tribunal, Antônio Roque Citadini, que pretende concorrer à presidência do Corinthians. A escolha de Rosário foi considerada técnica por aliados de Tarcísio, que também vislumbra a reeleição em 2026, embora tenha considerado outras opções para o cargo.