Durante a Festa do Peão de Barretos, no último sábado, 23, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez uma declaração de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com um boneco do ex-presidente em mãos, Tarcísio destacou que Bolsonaro lhe ‘abriu portas’ e que atualmente enfrenta ‘uma grande injustiça’, referindo-se à sua prisão domiciliar imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
O governador enfatizou que, apesar da ‘humilhação’ que Bolsonaro enfrenta, o tempo trará justiça. Ele também anunciou investimentos significativos para Barretos, incluindo a ampliação do aeroporto local. Ao lado de outros governadores cotados para a presidência, Tarcísio criticou aqueles que não respeitam o agronegócio, afirmando que isso é desrespeitar o Brasil.
As declarações de Tarcísio refletem um apoio contínuo a Bolsonaro e podem impactar a estratégia eleitoral da direita para 2026. A presença de outros governadores no evento sugere uma articulação política em torno de uma candidatura conjunta, enquanto o foco no agronegócio destaca a importância desse setor na agenda política atual. O discurso também pode intensificar as divisões políticas no país, especialmente em relação ao governo Lula.