O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), manifestou sua preocupação nesta quinta-feira, 21, com o crescente número de investigações judiciais contra pessoas que fazem críticas. A declaração ocorreu após um evento no interior paulista e foi uma resposta a perguntas sobre as mensagens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que foram apreendidas pela Polícia Federal. Tarcísio afirmou: “Me preocupa um pouco o rumo que as coisas estão tomando. Me preocupa um pouco o fato de você ver pessoas sendo investigadas e objeto de ações judiciais simplesmente por fazerem críticas.”
O governador também se absteve de comentar sobre as mensagens entre Bolsonaro e seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que estão ligadas a uma investigação sobre coação para impedir o julgamento de ações relacionadas ao golpe. Tarcísio destacou que não vê interesse público nas conversas divulgadas e reiterou sua amizade e lealdade a Bolsonaro, considerando-o alguém que fez muito pelo Brasil. “Vou estar sempre do lado, vou estar sempre trabalhando para ajudar na medida do possível”, acrescentou.
As declarações de Tarcísio ocorrem em um contexto político tenso, com sua possível candidatura à presidência em 2026 sendo discutida. Enquanto isso, seu filho “03” também busca apoio para uma eventual candidatura. A situação levanta questões sobre a liberdade de expressão e o uso do sistema judicial em disputas políticas, refletindo um clima de incerteza à medida que as eleições se aproximam.