A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, afirmou na quarta-feira, 20, que é “muita falta de responsabilidade” questionar a solidez e a integridade da instituição. A declaração foi feita durante o 1º Seminário de Governança, Riscos, Controle e Integridade, promovido pelo Ministério da Fazenda. Tarciana pediu que os brasileiros não propagassem fake news sobre o banco, destacando sua robustez e conformidade com legislações de mais de 20 países.
Em meio a um cenário de pressão devido à Lei Magnitsky e à recente queda nas ações do Banco do Brasil, Tarciana enfatizou que a instituição é um banco público de economia mista com mais de 200 anos de experiência. Ela mencionou que o BB está preparado para lidar com questões complexas e que sua solidez é fundamental para o funcionamento do governo federal, especialmente no que diz respeito ao pagamento dos salários dos ministros do STF.
Os desafios financeiros enfrentados pelo banco incluem uma queda de 60% no lucro em um ano e um aumento significativo nas provisões para calotes. Tarciana indicou que o estresse financeiro deve continuar no terceiro trimestre, mas espera-se uma recuperação nos resultados para o próximo ano, ressaltando a importância do Banco do Brasil no cenário econômico e político do país.