As ações de bancos britânicos, investigados por comissões ligadas a financiamentos de automóveis, registraram forte alta nesta segunda-feira (4). A recuperação ocorre após a Suprema Corte do Reino Unido anular uma decisão anterior, em uma vitória significativa para o setor de crédito. O julgamento, anunciado na sexta-feira (1º), concluiu que as comissões recebidas por bancos de concessionárias de veículos não configuram suborno e que as concessionárias não violam o dever fiduciário ao não fornecer informações completas sobre essas comissões aos clientes.
A nova decisão revoga um veredicto anterior do Tribunal de Apelação britânico, datado de outubro do ano passado, e acolhe recursos em dois dos três casos que envolvem as instituições financeiras Close Brothers e MotoNovo, que operam no financiamento de automóveis. A mudança de entendimento da Suprema Corte pode ter implicações significativas para a regulamentação do setor.
No mercado financeiro, a reação foi imediata. Por volta das 9h (horário de Brasília), as ações do Lloyds subiram 7,7%, enquanto as do Close Brothers dispararam quase 22%. A decisão é vista como um alívio para os bancos que enfrentavam incertezas devido à investigação sobre suas práticas de comissão.
As informações foram reportadas pela Dow Jones Newswires.