A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina realizou, na tarde desta terça-feira, 5, em Florianópolis, uma reunião com representantes das polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar e do Detran. O objetivo do encontro foi discutir a inclusão de contatos de emergência nos sistemas de comunicação utilizados pelas forças de segurança, visando facilitar o acesso a informações de familiares de vítimas e detidos.
O secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destacou que a reunião marcou o início de um diálogo entre as instituições para desenvolver propostas que garantam uma comunicação mais ágil e eficaz. "Neste primeiro encontro, introduzimos o assunto aos pontos focais de cada instituição, com a intenção de criar mecanismos que assegurem a comunicação efetiva em casos de prisões e no atendimento a vítimas", afirmou Graff.
Entre as propostas discutidas está a inclusão de um contato de emergência no cadastro para a confecção da carteira de identidade e no preenchimento de boletins de ocorrência digitais. Além disso, a criação de um ambiente virtual para que os cidadãos possam preencher essas informações voluntariamente foi considerada. O secretário também mencionou a possibilidade de incluir um campo específico para contatos de emergência na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que será apresentada ao Detran nacional.
Uma nova reunião está agendada para a próxima semana, onde as propostas serão aprofundadas e, posteriormente, apresentadas aos líderes das forças de segurança e ao conselho do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) para avaliação e possível implementação ainda este ano.