A Prefeitura de Sorocaba, São Paulo, anunciou nesta sexta-feira (1º) que o passe livre para desempregados começará a ser oferecido a partir do dia 15 de agosto, data que coincide com o aniversário do município. O benefício visa auxiliar moradores que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho, permitindo o uso gratuito do transporte público para entrevistas de emprego.
Para ter direito ao passe livre, os solicitantes devem residir em Sorocaba, estar desempregados e comprovar que sua renda bruta mensal é inferior ao teto do seguro-desemprego, que em 2025 é de R$ 2.424,11. Além disso, é necessário que o local da entrevista de emprego esteja situado a mais de 1,5 quilômetro da residência do candidato.
Os interessados devem manter seus dados atualizados no Sistema Nacional de Emprego (Sine) Municipal e no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico). O benefício pode ser solicitado presencialmente no Sine Municipal ou no Sine Móvel, que funcionará em diversos pontos da cidade entre os dias 4 e 8 de agosto. O Sine Municipal está localizado na rua Coronel Cavalheiros, 353, Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
O passe livre também será válido para os participantes do mutirão de emprego que ocorre mensalmente no Parque Tecnológico de Sorocaba, com a próxima edição marcada para o dia 26 de agosto. O decreto que regulamenta o benefício será assinado pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) no dia 15 de agosto, data de início da sua vigência.