A partir de terça-feira (5), o Governo do Ceará lançou a plataforma gratuita de streaming Siará+, que reúne uma variedade de títulos do cinema cearense, incluindo filmes, documentários e animações. A iniciativa, gerida pelo Cineteatro São Luiz, visa ampliar o acesso do público à produção audiovisual do estado e foi inaugurada em homenagem aos 50 anos de carreira do cineasta Rosemberg Cariry.
O catálogo inicial da Siará+ apresenta obras icônicas, como 'Corisco & Dadá' (1996) e os documentários 'O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto' (1986) e 'Patativa do Assaré – Ave e Poesia' (2009), além de produções de outros renomados cineastas cearenses. A plataforma também organiza o conteúdo em coleções temáticas, como Memória e Identidade Cearense e Corpo, Cotidiano e Gênero.
A plataforma está acessível em navegadores de computadores, celulares e smart TVs, permitindo que os usuários visualizem o catálogo sem necessidade de cadastro. Para aqueles que desejam criar uma conta, é possível utilizar uma conta Google ou registrar-se com informações pessoais. O acesso à plataforma também abre caminho para a inclusão de novos títulos, com uma chamada pública aberta até 24 de agosto para seleção de curta-metragens brasileiros.
Além de promover o cinema local, a Siará+ pretende impulsionar o Projeto São Luiz Itinerante, que levará produções audiovisuais a escolas e instituições em todo o estado, reforçando o compromisso do Governo do Ceará com a cultura e a educação.