Na terça-feira (26), durante audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, debatedores discutiram a ampliação de investimentos no setor ferroviário com recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. O secretário nacional de Mudança do Clima, Aloisio Lopes Pereira de Melo, enfatizou a necessidade de avaliar os impactos ambientais antes de liberar novos projetos, enquanto o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, defendeu as ferrovias como uma alternativa sustentável em comparação ao transporte rodoviário.
Ribeiro apresentou dados do Banco Mundial que mostram que o transporte ferroviário causa menos danos ambientais do que o rodoviário, e mencionou parcerias com a iniciativa privada para novos investimentos. O diretor-presidente da Associação Nacional de Transporte Ferroviário, Davi Barreto, alertou sobre os desafios financeiros enfrentados pelo setor, destacando que a alta taxa de juros dificulta novos projetos e que alternativas de financiamento são essenciais para o crescimento da infraestrutura ferroviária.
O deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) ressaltou que aumentar em 1% a participação das ferrovias na matriz de transporte poderia reduzir a emissão de 2 milhões de toneladas de CO₂, comparável ao replantio de uma área florestal equivalente à região metropolitana de São Paulo. Dados da associação indicam um crescimento significativo na produção ferroviária e uma redução nos custos de frete, reforçando a importância do setor para a economia brasileira e sua contribuição para a sustentabilidade ambiental.