O projeto ‘Explorando a Capital’, uma iniciativa do Sesc-DF por meio do Turismo Social, tem como objetivo levar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social a conhecer os principais monumentos e pontos turísticos do centro de Brasília. Realizado sempre às quartas-feiras, o programa busca promover a inclusão social, permitindo que muitos dos participantes, que residem em regiões administrativas próximas ao centro da capital, conheçam pela primeira vez locais considerados patrimônios da humanidade, como a Catedral, a Praça dos Três Poderes e o Congresso Nacional.
Amanda Nunes, do Instituto Mãos Solidárias, que atende crianças e adolescentes na Cidade Estrutural, expressou sua alegria com a iniciativa: “Quando a gente olha para uma criança conhecendo algo novo, a gente vê esperança. Eles têm a sensação de que podem mais, que vão conhecer algo novo, que seria impossível”. Os passeios são estruturados para garantir comodidade e segurança aos participantes, incluindo ônibus com motorista, seguro, lanche e acompanhamento de guias turísticos cadastrados pelo Ministério do Turismo.
Na próxima quarta-feira (27/8), 28 crianças do Centro de Educação de Primeira Infância Orquídea do Cerrado, em Ceilândia, terão a oportunidade de vivenciar essa experiência enriquecedora. Para participar, é necessário enviar uma solicitação por e-mail para o Sesc-DF. A iniciativa não apenas proporciona conhecimento sobre a capital federal, mas também abre portas para novas experiências e perspectivas na vida dessas crianças.