O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) presidiu a primeira reunião da Comissão Temporária Externa, criada para discutir as relações econômicas bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, nesta quinta-feira (7). A senadora Tereza Cristina (PP-MS) foi designada como relatora do colegiado, que busca mitigar os impactos da nova tarifa de 50% imposta pelo governo norte-americano a cerca de 95 categorias de produtos brasileiros.
A comissão foi aprovada em Plenário no dia 15 de julho e, como primeira ação, enviou uma missão oficial a Washington entre 28 e 30 de julho. O objetivo da visita foi abrir um canal de diálogo com autoridades e congressistas dos EUA, visando a redução ou adiamento da tarifa que afeta aproximadamente 3,8 mil itens, embora cerca de 700 produtos tenham sido inicialmente excluídos da lista.
Nelsinho Trad destacou a relevância da comissão para a formulação de uma política externa que atenda aos interesses nacionais. Ele enfatizou que as tarifas impostas pelos Estados Unidos têm gerado efeitos adversos na competitividade das exportações brasileiras, especialmente em setores chave da economia. A comissão, que conta com a participação de outros seis senadores, terá um prazo de 60 dias para buscar soluções para o impasse tarifário.
Além de Nelsinho Trad e Tereza Cristina, compõem a comissão os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Jaques Wagner (PT-BA), Rogério Carvalho (PT-SE), Esperidião Amin (PP-SC), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL).