O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi recebido pela Polícia Federal ao desembarcar em Brasília nesta segunda-feira (4), após retornar de uma viagem aos Estados Unidos. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o parlamentar use tornozeleira eletrônica, uma medida que ocorre em meio a investigações sobre sua conduta nas redes sociais.
Marcos do Val viajou para os EUA em julho, desrespeitando uma decisão de Moraes que havia determinado a apreensão de seu passaporte. Apesar da proibição, o senador utilizou seu passaporte diplomático, que permanece válido até julho de 2027. A defesa do parlamentar argumentou que não havia uma proibição expressa para a viagem, mas o pedido para autorização foi negado pelo ministro em 16 de julho.
A viagem gerou reações, incluindo o bloqueio de contas bancárias e cartões de crédito do senador e de sua filha, conforme informado pela defesa. Em uma transmissão ao vivo, Marcos do Val negou que tenha burlado a Justiça e afirmou que comunicou sua viagem às autoridades competentes. Ele ressaltou que a viagem foi uma oportunidade de férias com sua família durante o recesso parlamentar.