O senador Humberto Costa (PT-PE) comemorou, nesta segunda-feira (4), a retirada do Brasil do Mapa da Fome, conforme anunciado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Durante discurso no Plenário, ele atribuiu essa conquista às políticas sociais implementadas pelo governo Lula, destacando a ampliação do Bolsa Família e a atuação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT).
De acordo com Humberto, atualmente, menos de 2,5% da população brasileira enfrenta risco de subalimentação, e o país está avançando para erradicar a insegurança alimentar por meio de ações como a busca ativa de famílias em situação de vulnerabilidade. O senador também mencionou que, no último mês, mais de 1 milhão de domicílios deixaram o Bolsa Família devido ao aumento de renda.
O parlamentar ressaltou que o Bolsa Família, criado na primeira gestão de Lula e fortalecido neste terceiro mandato, foi fundamental para a redução da insegurança alimentar, retirando mais de 15 milhões de pessoas dessa condição no primeiro ano do atual governo. Além disso, ele destacou a nova regra de proteção que permite o retorno automático ao programa em caso de queda de renda, refutando a ideia de que o benefício desestimula o trabalho.
Humberto também celebrou a redução da taxa de desemprego para 5,8%, o menor índice da história, e o aumento da renda média nacional. Ele enfatizou que as conquistas alcançadas são prova do retorno do Brasil a um caminho de dignidade e solidariedade, refletindo em melhorias na qualidade de vida da população.