A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal sabatina nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025, os indicados para cargos em quatro importantes agências reguladoras: a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A apreciação das autoridades é uma competência privativa do Senado, conforme estabelecido pela Constituição. Após as sabatinas, os nomes serão votados na comissão e, posteriormente, submetidos ao Plenário, onde a aprovação requer a maioria absoluta dos votos em votação secreta.
Na parte da manhã, cinco sabatinas estão programadas, incluindo Tiago Chagas Faierstein para a Anac e Edson Victor Eugênio de Holanda para a Anatel. À tarde, outros quatro indicados serão avaliados para a ANP e a Aneel. As indicações são relatadas por senadores de diferentes partidos, refletindo um processo colaborativo entre as diversas legendas no Senado. A leitura do relatório sobre a indicação de Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio para a ANTT também ocorrerá antes das sabatinas.
As decisões tomadas durante essas sabatinas têm implicações diretas na regulação dos setores essenciais para a economia brasileira. A escolha dos diretores pode influenciar políticas públicas e a eficiência dos serviços prestados à população. Assim, o resultado dessas votações será crucial para o futuro das agências reguladoras e suas respectivas áreas de atuação.