Com o término do recesso parlamentar, o Senado Federal inicia nesta semana a avaliação de indicações para cargos em órgãos estratégicos do Estado brasileiro. Entre os dias 4 e 8 de agosto, as comissões do Senado farão a leitura dos relatórios, enquanto de 11 a 15 de agosto está programado um esforço concentrado para as sabatinas e votações dos indicados. Ao todo, 39 indicações devem ser analisadas durante o mês de agosto.
As primeiras sessões ocorrerão nas comissões de Assuntos Sociais (CAS), Constituição e Justiça (CCJ), Educação (CE) e Meio Ambiente (CMA), com foco em nomes para agências reguladoras e no Poder Judiciário. A CCJ, que possui a pauta mais extensa, se reunirá na quarta-feira (6) para discutir 13 relatórios, incluindo três indicações para tribunais superiores, como o Superior Tribunal de Justiça e o Superior Tribunal Militar.
Na mesma quarta-feira, a CAS se reunirá a partir das 10h30 para analisar as indicações para a direção das agências nacionais de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de Saúde Suplementar (ANS). Entre os indicados estão Wadih Nemer Damous Filho e Leandro Pinheiro Safatle, propostos para os cargos de diretores-presidentes das respectivas agências.
Além disso, a CMA se reunirá na terça-feira (5) para discutir três nomes para a diretoria da Agência Nacional de Águas (ANA), enquanto a CE iniciará a análise de uma indicação para a diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine). A lista completa dos indicados pode ser acessada no portal da Agência Senado.