A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado realizará uma audiência pública na próxima quarta-feira, 6 de setembro, às 11h, para discutir as ações da campanha Agosto Lilás, que visa conscientizar e combater a violência contra a mulher. A presidente da CDH, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), é a autora do requerimento para o debate, que busca propor políticas públicas eficazes no enfrentamento à violência de gênero.
O evento contará com a participação de diversas autoridades, incluindo a presidente do Instituto Banco Vermelho, Andréa Rodrigues de Albuquerque Ferreira, e a procuradora especial da Mulher no Senado, senadora Zenaide Maia (PSD-RN). Também foram convidadas a procuradora da Mulher na Câmara, deputada Coronel Fernanda (PL-MT), e a secretária da Mulher do Distrito Federal, Giselle Ferreira de Oliveira, além de uma representante do Ministério das Mulheres.
A campanha Agosto Lilás, sancionada em setembro de 2022 pela Lei 14.448, é uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a violência de gênero, associando a cor lilás à luta pelos direitos das mulheres. O mês também marca a divulgação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340), sancionada em agosto de 2006. Os cidadãos poderão participar da audiência enviando perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado ou pelo Portal e-Cidadania, com a possibilidade de interação ao vivo durante o evento.