A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado aprovou, na quarta-feira (20), o projeto que destina 10% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para ações de popularização da ciência, tecnologia e inovação nas escolas. O PL 3.218/2023, de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), agora será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que terá a palavra final sobre a proposta. Pontes afirmou que os recursos virão do próprio fundo, sem gerar despesas adicionais para a União.
O senador ressaltou que países desenvolvidos compartilham uma educação focada em resultados e investimentos consistentes em ciência. Ele criticou a falta de ação imediata no Brasil, afirmando que é necessário começar a investir agora para garantir o futuro do setor. O relator do projeto, senador Izalci Lucas (PL-DF), também destacou a importância da ciência e inovação para o bem-estar da sociedade, especialmente evidenciada durante a pandemia de covid-19.
Lucas argumentou que a divulgação científica nas escolas é crucial para mostrar aos jovens como o dinheiro público é aplicado em ciência e tecnologia, além de traduzir jargões acadêmicos para um público leigo. Essa abordagem não apenas fomenta o pensamento crítico e criativo, mas também demonstra os retornos sociais dos investimentos em pesquisa e inovação, fortalecendo a indústria nacional e promovendo uma educação mais consciente.