As comissões permanentes do Senado Federal começaram a definir emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLN 2/2025) nesta semana. Cada comissão tem a possibilidade de apresentar até três emendas, que têm como objetivo reforçar as dotações orçamentárias previstas para a LDO de 2026. O prazo final para a entrega dessas emendas à Comissão Mista de Orçamento (CMO) é às 18 horas da próxima terça-feira, dia 26 de agosto.
As emendas propostas buscam destinar mais recursos a áreas específicas, como saúde, educação e segurança, e devem estar alinhadas com as temáticas de cada comissão. Após o protocolo das emendas, o relator Gervásio Maia (PSB-PB) terá a responsabilidade de analisá-las individualmente para elaborar seu relatório final. A votação do relatório ocorrerá na CMO antes de ser encaminhado ao Congresso Nacional para aprovação.
O presidente da CMO, senador Efraim Filho (União-PB), já anunciou a intenção de concluir a votação da LDO na comissão até o dia 3 de setembro. As emendas já aprovadas incluem propostas para ampliar o atendimento das defensorias, fortalecer as Forças Armadas e promover a transformação digital no Brasil, refletindo as prioridades das diversas áreas representadas no Senado.