O Plenário do Senado confirmou, nesta terça-feira (19), a indicação do engenheiro Tiago Chagas Faierstein para o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A votação foi expressiva, com 48 votos favoráveis e apenas dois contrários, após a aprovação do nome de Faierstein em sabatina na Comissão de Infraestrutura. O senador Esperidião Amin (PP-SC) relatou a mensagem de indicação (MSF 88/2024).
Tiago Chagas Faierstein é o atual diretor comercial da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e também integra o conselho administrativo do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), representando a Infraero. Com formação em engenharia elétrica, Faierstein possui experiência no setor privado e atuou como gerente de Novos Negócios na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A aprovação de Faierstein para a presidência da Anac é um passo importante para a agência, que desempenha um papel crucial na regulação do setor aéreo brasileiro. Sua experiência na Infraero e no conselho do aeroporto de Viracopos pode trazer novas perspectivas e melhorias para a aviação civil no país, especialmente em um momento em que o setor busca se recuperar após os desafios impostos pela pandemia.