O Senado Federal confirmou, nesta terça-feira (19), a indicação de Daniela Marreco Cerqueira para o cargo de diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A bióloga recebeu 59 votos favoráveis e não teve votos contrários, com uma abstenção. Ela assume a posição deixada por Meiruze Sousa Freitas, que saiu do cargo em dezembro do ano passado.
Durante a sabatina na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na semana anterior, Daniela enfatizou que um dos principais desafios da saúde no Brasil é facilitar o acesso a medicamentos para pessoas com doenças raras. A nova diretora propôs que a Anvisa trabalhe para garantir preços adequados e busque soluções de custeio que possibilitem a distribuição dessas medicações à população.
Formada em ciências biológicas pela Universidade de Brasília e com doutorado em biologia molecular, Daniela Cerqueira é servidora de carreira da Anvisa desde 2006. Atualmente, ela ocupa o cargo de secretária-executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão responsável pela regulação econômica do setor. A Anvisa, vinculada ao Ministério da Saúde, desempenha um papel crucial no controle sanitário de produtos e processos no Brasil.