A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (20), o Projeto de Lei 4047/2023, que cria a campanha Agosto Branco, destinada à conscientização nacional sobre o câncer de pulmão. A proposta, de autoria da deputada federal Flávia Morais (PDT-GO), agora aguarda sanção presidencial. Dados do Radar do Câncer indicam que o Brasil deve registrar 32.560 novos casos da doença anualmente entre 2023 e 2025, com maior incidência entre homens.
A deputada Flávia Morais enfatizou que a campanha pode aumentar a detecção precoce do câncer, essencial para melhorar a sobrevida dos pacientes. O relator do projeto no Senado, senador Dr. Hiran (PP-RR), também destacou a importância da iniciativa para orientar a população sobre os serviços de saúde disponíveis e as medidas de prevenção. Embora o tabagismo seja o principal fator de risco, estudos apontam para outros 29 agentes associados ao desenvolvimento da doença.
Com a sanção presidencial, o Agosto Branco será incluído no calendário nacional de campanhas de saúde. A iniciativa pretende mobilizar órgãos públicos e instituições civis para promover atividades que informem sobre sintomas, prevenção e tratamento do câncer de pulmão. A expectativa é que a campanha incentive hábitos saudáveis e reduza o impacto desse tipo de câncer, que é um dos mais letais globalmente.