O plenário do Senado Federal aprovou na manhã desta quinta-feira, 7, o Projeto de Lei 2692/2025, que eleva a isenção do Imposto de Renda para cidadãos que recebem até dois salários mínimos mensais. A votação simbólica ocorreu em uma sessão rápida, com duração de aproximadamente 20 minutos, e agora o projeto segue para sanção do presidente da República.
A aprovação aconteceu após a desobstrução da Mesa Diretora, que havia sido ocupada por opositores em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. O projeto é uma adaptação da Medida Provisória 1294/2025, editada pelo governo Lula em abril deste ano.
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), destacou que existe uma proposta em tramitação para aumentar a isenção para rendimentos de até R$ 5 mil mensais. Ele explicou que a aprovação do Projeto de Lei 2692/2025 é fundamental para garantir a continuidade da regra estabelecida pela Medida Provisória até que a nova proposta seja aprovada na Câmara dos Deputados, onde já passou pela comissão especial e aguarda votação no plenário.