A mediana do relatório Focus para a taxa Selic no final de 2025 se manteve em 15% pela sexta semana consecutiva, após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter os juros nesse patamar na reunião realizada na última quarta-feira, 30 de agosto. O Copom destacou que a incerteza econômica exige cautela na condução da política monetária e indicou uma interrupção no ciclo de alta de juros para avaliar a eficácia da manutenção da Selic em 15% por um período prolongado na convergência da inflação à meta.
No comunicado, o Copom ressaltou que continuará vigilante e que ajustes na política monetária poderão ser feitos, incluindo a possibilidade de retomar o ciclo de ajuste, caso necessário. A mediana para a Selic ao final deste ano também se manteve em 15%, considerando as 41 projeções atualizadas nos últimos cinco dias úteis, que são mais sensíveis a novas informações.
Além disso, a mediana para a Selic no fim de 2026 permaneceu em 12,50% pela 27ª semana consecutiva, enquanto a projeção para 2027 continuou em 10,50% pela 25ª semana. A expectativa para 2028 também se manteve em 10%, consolidando-se pela 32ª semana seguida.