O sargento aposentado da Polícia Militar, Emerson Lorençato Lopes, de 51 anos, está desaparecido há mais de um mês em Praia Grande, no litoral de São Paulo. De acordo com informações apuradas pelo g1, ele deixou um caderno com anotações de telefones em cima da cama e a porta do apartamento destrancada, com a chave do lado de dentro. A família registrou um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento no dia 21 de julho, após a irmã do sargento perceber sua ausência ao receber uma ligação de uma corretora de imóveis sobre o não pagamento do aluguel.
A irmã, Elen Valeria Lorençato, relatou que o sargento visualizou uma mensagem no WhatsApp quatro dias após seu desaparecimento, mas não atendeu às ligações ou respondeu a novos contatos. Ao visitar o apartamento na Avenida Marechal Mallet, no bairro Canto do Forte, Elen encontrou a residência em ordem, exceto pela cama desarrumada e pelo caderno com anotações que incluíam números de telefone e contatos repetidos.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande está à frente das investigações para localizar Emerson e esclarecer os fatos. A família expressa preocupação, já que ele nunca havia desaparecido antes e não fez publicações recentes nas redes sociais, aumentando a urgência na busca por respostas sobre seu paradeiro.