Uma onda de calor atípica deve elevar as temperaturas no estado de São Paulo a partir desta quarta-feira, 20 de agosto. A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para um veranico que deve durar até sábado, 23, com máximas na capital paulista variando entre 30°C e 33°C. A tarde mais quente do inverno está prevista para sexta-feira, 22, quando os termômetros podem alcançar 32°C, uma temperatura não vista desde abril.
O fenômeno é caracterizado por um período de calor e tempo seco em pleno inverno, quando normalmente se registram temperaturas mais amenas. No interior do estado, cidades como Bauru e São José do Rio Preto podem registrar máximas de até 33°C e 37°C, respectivamente. A previsão indica que uma massa de ar seco e um bloqueio atmosférico favorecerão a entrada de ventos quentes do norte e nordeste, resultando em dias ensolarados.
Além do desconforto térmico, as condições climáticas previstas aumentam significativamente o risco de queimadas na região. O veranico deve impactar outras áreas do Brasil, com temperaturas superando 5°C acima da média em locais que vão do sul de Rondônia ao norte de Santa Catarina. Essa elevação das temperaturas pode trazer consequências para a agricultura e a saúde pública, exigindo atenção redobrada das autoridades.