A Empresa Municipal de Construções Populares (Emcop) de São José do Rio Preto (SP) deu início, nesta sexta-feira (1º), ao agendamento online para o cadastro habitacional de interessados nas 400 unidades do novo empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. Destinado a famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.850, o projeto visa atender a demanda habitacional da região norte da cidade.
As moradias, que serão construídas com recursos do governo federal por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e financiadas pela Caixa Econômica Federal, consistirão em apartamentos de 52,25 metros quadrados, distribuídos em prédios de quatro andares. O conjunto habitacional contará com infraestrutura que inclui bicicletário, espaço de convivência, parque infantil e biblioteca, com valor médio de R$ 167 mil e prestações em torno de 10% da renda familiar.
De acordo com o prefeito Coronel Fábio Candido, este é o primeiro empreendimento da Faixa 1 lançado no município desde 2017. A prefeitura doou o terreno e está colaborando com a infraestrutura, o que contribui para a redução do valor final das unidades. O agendamento online, inédito na cidade, visa evitar filas e facilitar o acesso ao processo, com atendimento presencial programado para iniciar no dia 11 de agosto.
As inscrições estão abertas para famílias que não possuam imóvel próprio, não tenham financiamento habitacional ativo e não tenham sido beneficiadas anteriormente por programas habitacionais. O agendamento deve ser realizado exclusivamente pelo site, com opção de atendimento telefônico para aqueles sem acesso à internet. A seleção dos candidatos seguirá critérios técnicos e sociais estabelecidos pelo programa habitacional.