O Campeonato Paraense de 2026 contará com partidas em Santarém, conforme anunciado em reunião realizada na quinta-feira (7) entre representantes da Federação Paraense de Futebol (FPF), clubes locais, a prefeitura e a Assembleia Legislativa. O encontro teve como objetivo fortalecer o futebol na região oeste do Pará e definiu o estádio Panterão, casa do São Raimundo, como o local das competições, enquanto o Colosso do Tapajós permanece interditado.
O presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, destacou a importância da reunião, afirmando que a missão é encontrar soluções para a realização dos jogos estaduais em Santarém, um desejo compartilhado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), FPF, clubes e o município. Ele ressaltou que alternativas foram discutidas para viabilizar o evento e que agora é necessário o empenho de todos para concretizar esse objetivo.
Além do uso do estádio Panterão, os centros de treinamento dos clubes São Francisco e Tapajós receberão melhorias significativas, incluindo a construção de um campo oficial com gramado, drenagem e irrigação, que será compartilhado entre as equipes. Santarém, que terá três clubes na elite do Parazão – São Francisco, São Raimundo e Amazônia – retoma seu protagonismo no futebol estadual, algo que não ocorria desde 2019.