Nesta terça-feira, 5, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina promoveu a I Jornada de Aleitamento Materno, com o intuito de fortalecer as redes de apoio e incentivar a amamentação em todo o estado. O evento ocorreu no auditório do Ministério Público, em Florianópolis, reunindo profissionais da saúde e especialistas na área.
A programação da jornada incluiu palestras, painéis e debates sobre políticas públicas relacionadas à amamentação, destacando a importância do aleitamento materno e apresentando ações bem-sucedidas de apoio a essa prática. A diretora da Atenção Primária à Saúde, Angela Blatt, enfatizou os benefícios de ampliar iniciativas que facilitem a amamentação para mães e bebês.
Santa Catarina conta com uma rede de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta espalhados pelo estado, além de 18 unidades hospitalares certificadas como Hospital Amigo da Criança, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essas ações visam garantir que mais mães tenham acesso a informações e suporte adequados durante o período de amamentação.