Santa Catarina se destacou na formalização da economia ao registrar 89 projetos no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025, o maior número entre os estados brasileiros. As iniciativas, desenvolvidas por escolas e instituições, visam promover a transparência, a compreensão sobre contas públicas, impostos e o comércio legal, com o objetivo de combater práticas ilegais como a sonegação e a corrupção.
Na edição anterior, em 2024, o estado já havia liderado com 36 projetos inscritos. O auditor fiscal estadual e presidente do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop SC), Jair Antonio Schmitt, atribui o aumento de mais de 100% no número de inscrições à intensificação das ações do órgão para incentivar a participação catarinense.
O Prêmio Nacional de Educação Fiscal recebeu um total de 485 projetos, representando um crescimento de 70% em comparação ao ano anterior. Schmitt destaca a relevância de discutir temas relacionados à educação fiscal nas escolas, enfatizando a importância de formar cidadãos conscientes sobre suas responsabilidades tributárias.
Entre os projetos inscritos, o “Tax e Seus Amigos LTDA”, de Itajaí, foi o vencedor na categoria Instituições, reconhecido por sua abordagem educativa sobre ética tributária e cidadania, que visa conscientizar crianças sobre a importância da contribuição fiscal para a sociedade.