Santa Catarina se destaca como o estado brasileiro que mais abriu novas cervejarias em 2024, conforme o Anuário da Cerveja publicado pelo Ministério de Agricultura e Pecuária. O estado ganhou 25 novos estabelecimentos, resultando em um aumento de 11,1%, e representando quase um quarto do crescimento nacional, que totalizou 102 novas cervejarias no mesmo período.
Atualmente, Santa Catarina conta com 250 cervejarias, posicionando-se como o terceiro estado com mais fábricas de cerveja no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul. O diretor de Indústria da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Anderson Anthony Linzmeyer, destaca a vocação do estado para a produção de cervejas, enquanto Adriano Sachweh, mestre cervejeiro da Kairós, ressalta o ambiente econômico favorável para os produtores locais.
Com uma cervejaria a cada 32,2 mil habitantes, Santa Catarina é vice-líder na relação entre cervejarias e população, apenas atrás do Rio Grande do Sul. O crescimento do setor não apenas fortalece a economia local, mas também contribui para a diversificação da oferta de produtos artesanais no mercado nacional.