Neste mês de agosto, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina deu início à elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. A iniciativa, que coincide com o Agosto Lilás, busca desenvolver um instrumento estratégico que guiará ações do Estado em prol da equidade de gênero, combate à violência e promoção da autonomia econômica das mulheres catarinenses.
As especialistas contratadas para este projeto, todas com formação em nível de mestrado e doutorado, foram selecionadas por meio de um edital da Fapesc, que prevê um investimento de R$ 1 milhão. Elas atuarão em atividades de pesquisa e diagnóstico, além de oferecer apoio técnico na formulação de propostas que atendam às necessidades das mulheres em diversas regiões do estado.
Os estudos realizados pelas profissionais incluirão a análise de dados demográficos, como a quantidade de mulheres e meninas por município, faixa etária, raça, etnia, orientação sexual, composição familiar, além de aspectos socioeconômicos e educacionais. O objetivo é compreender a realidade das mulheres catarinenses e elaborar políticas públicas efetivas.
O Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre o fim da violência contra a mulher, contará com uma programação especial que inclui a caravana do Ônibus Lilás, palestras, lançamento de edital para vagas de acolhimento e campanhas educativas, além de ações integradas com municípios.