No Dia da Avicultura, celebrado em 28 de agosto, Santa Catarina reafirma sua posição como um dos principais polos avícolas do Brasil. O estado se destaca pela excelência produtiva, sanidade animal e capacidade de exportação, sendo responsável por 13,5% da produção nacional de carne de frango e 22,6% das exportações, com um Valor de Produção Agropecuária (VPA) estimado em R$ 12,7 bilhões.
O desempenho positivo do setor avícola catarinense é resultado do trabalho conjunto entre produtores, agroindústrias e órgãos de defesa sanitária, com destaque para a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Em 2024, a produção inclui não apenas frango de corte, mas também ovos e perus, com Santa Catarina respondendo por mais de 99% das exportações brasileiras desse segmento.
A continuidade desse crescimento é garantida pelo comprometimento de toda a cadeia produtiva, que se mantém livre de doenças como a Influenza Aviária. O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, enfatiza que o estado continuará a ser sinônimo de qualidade e competitividade no setor avícola, reforçando sua presença em mercados internacionais.