Ligação clandestina no Setor Nova Goiânia apresentava risco de contaminação da rede
A Sanesc (Agência de Saneamento de Senador Canedo), em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), realizou na manhã desta quarta-feira (13) uma operação para combater ligações clandestinas de água no município.
Durante a ação, uma residência no Setor Nova Goiânia foi flagrada com um “gato” de água. A ligação irregular foi feita passando por uma casa abandonada ao lado, até alcançar a rede de água tratada da Sanesc. O ponto da ligação ficava imediatamente ao lado de uma fossa, que apresentava risco de contaminação da rede e, consequentemente, da água consumida por outras residências.
Segundo a Sanesc, além de ser proibida, esse tipo de prática compromete a segurança do abastecimento, podendo afetar a qualidade da água fornecida para a população.
“Ligações irregulares como essa representam um risco grave. Quando a rede é violada, existe a possibilidade de entrada de impurezas e até de resíduos provenientes de fossas e esgoto, contaminando a água tratada. Isso coloca em perigo a saúde de toda a comunidade, além de prejudicar a pressão e a distribuição regular do sistema”, destacou Fabrício Ferreira, diretor comercial da Sanesc.
A ligação clandestina foi desativada, e mais pontos na cidade estão sendo investigados. A Sanesc reforça que mantém equipes para apurar denúncias, que podem ser feitas pelo WhatsApp oficial: (62) 3275-3000.
Texto: Victor Rodrigues
Fotos: Milenna Medrado