A Samarco anunciou a reabertura do prazo para adesão ao Programa Indenizatório Definitivo (PID) até o dia 14 de setembro. O programa foi criado para indenizar as vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, ocorrido em 2015. A decisão de reabrir o prazo atende a um pedido de instituições de Justiça que monitoram o processo de reparação.
A nova janela de adesão visa permitir que pessoas que atendem aos critérios de elegibilidade, mas que ainda não se inscreveram, possam solicitar a indenização de forma simplificada. O pedido para a reabertura foi feito pelo Ministério Público Federal, pelos Ministérios Públicos de Minas Gerais e do Espírito Santo, além das Defensorias Públicas da União e dos dois estados.
Além disso, aqueles que já receberam propostas indenizatórias, mas não responderam ou recusaram o valor, poderão assinar novamente o Termo de Quitação para receber o pagamento. O valor da indenização permanece em R$ 35 mil, pagos em parcela única após homologação judicial. Para aderir, é necessário apresentar documentação específica e residir em uma das 49 cidades afetadas pela tragédia.