A Salic International Investment Company (SIIC), subsidiária da Saudi Agricultural and Livestock Investment Company, declarou nesta quarta-feira (6) ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que é acionista minoritária passiva das empresas BRF e Minerva. O esclarecimento foi feito em resposta a um pedido do Cade sobre a proposta de fusão entre a BRF e a Marfrig, concorrente da Minerva no setor de carne bovina.
A SIIC possui 11,03% das ações da BRF e 24,49% da Minerva, e afirmou que não possui direitos políticos que lhe permitam influenciar a administração de ambas as empresas. A fusão entre BRF e Marfrig foi aprovada por acionistas minoritários na terça-feira (5), mas a Salic se absteve de votar e não participou das discussões sobre o assunto.
A Minerva contestou a fusão, alegando que a transação poderia permitir que a Salic ganhasse influência sobre as decisões de negócios de três concorrentes: Minerva, Marfrig e BRF. O Cade, em resposta, decidiu realizar uma análise mais aprofundada da fusão, com uma sessão virtual marcada para 11 de agosto para confirmação da decisão pelos conselheiros.
Caso aprovada, a fusão entre Marfrig e BRF resultará na criação de uma nova processadora global de alimentos brasileira, com operações nas Américas, Oriente Médio e Ásia. O Cade tem um prazo de 240 dias para investigar fusões complexas, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.