A Rússia anunciou neste sábado, 23 de agosto de 2025, a conquista de duas localidades na região de Donetsk, no leste da Ucrânia. Segundo o Ministério da Defesa russo, as áreas de Sredneye e Kleban-Byk passaram ao controle das forças russas. A posição de Kleban-Byk é considerada estratégica, pois está situada em uma rota crucial para Kostiantynivka, um dos principais centros logísticos da Ucrânia na região.
O anúncio da captura ocorre em um contexto de avanços das tropas russas sobre as forças ucranianas, que enfrentam desvantagens em número e equipamentos. Atualmente, cerca de 20% do território ucraniano está sob ocupação russa. No campo diplomático, esse avanço coincide com o esfriamento das possibilidades de uma reunião entre os presidentes Vladimir Putin e Volodimir Zelensky, que havia sido cogitada pelo presidente americano Donald Trump.
Na sexta-feira, 22 de agosto, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, acusou Zelensky de dificultar as negociações para o encontro. Trump, que busca intermediar uma solução para o conflito iniciado em 2022, afirmou que tomará uma decisão “importante” em até duas semanas, que pode incluir sanções adicionais contra Moscou ou a opção de “não fazer nada”.