A concessionária Rota Sorocabana deu início à instalação de pórticos de pedágio na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Sorocaba, São Paulo. A medida, que visa o monitoramento de trânsito, foi anunciada após a empresa assumir a administração do trecho em abril de 2023, após vencer a licitação. A cobrança de pedágio está prevista para começar em abril de 2026.
Os pórticos estão sendo instalados em diversos pontos, incluindo um na altura do quilômetro 101 da Raposo Tavares, no sentido do bairro Campolim, que ainda não está em operação. A Rota Sorocabana esclareceu que os pórticos em outras rodovias da região, como a Celso Charuri e a Castelinho, também têm a mesma finalidade de monitoramento e não implicarão cobrança imediata.
Além disso, um pórtico de cobrança será instalado no quilômetro 86 da Raposo Tavares, na altura do bairro Brigadeiro Tobias, mas a tabela de preços ainda não foi divulgada. A concessionária informou que a cobrança será baseada na distância percorrida e que haverá descontos para usuários frequentes, podendo chegar a 20% para aqueles que utilizarem o pórtico mais de 20 vezes, além de um desconto adicional de 5% para veículos com tag de pagamento automático.
Em abril, o Governo de São Paulo anunciou uma redução no número de pedágios free flow na região, passando de 13 para 9 praças. A mudança visa otimizar a cobrança e minimizar impactos no trânsito, permitindo que os veículos passem sem parar, com a cobrança sendo realizada automaticamente através de sensores que identificam as placas dos veículos.