Roraima recebeu 13 novos médicos do Programa Mais Médicos, que iniciaram suas atividades em diversos municípios do estado, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde. Dentre esses profissionais, sete foram designados para os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Yanomami e Leste Roraima, proporcionando atendimento essencial às comunidades indígenas. A ação faz parte da 2ª chamada do 41º ciclo do programa, que visa levar um total de 1.498 médicos para 987 municípios e 23 DSEIs em todo o Brasil.
O Programa Mais Médicos, que atualmente conta com cerca de 26,4 mil profissionais atuando em 4,5 mil municípios, tem como meta aumentar esse número para 28 mil até 2027. Desde 2022, o número de médicos ativos dobrou, refletindo um esforço significativo para atender aproximadamente 67 milhões de brasileiros, especialmente em áreas com altos níveis de vulnerabilidade social. Além disso, o programa inclui medidas de diversidade e inclusão, com a participação de médicos com deficiência e de grupos étnico-raciais.
Com a chegada desses novos profissionais, espera-se uma redução no tempo de espera por atendimentos e uma ampliação na oferta de serviços de saúde em regiões remotas. O Ministério da Saúde também está promovendo um Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) para intercambistas, visando prepará-los para lidar com urgências e doenças prevalentes nas áreas onde atuarão. Essa iniciativa representa um passo importante na melhoria da saúde pública no estado e no país como um todo.