O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), anunciou nesta sexta-feira, 1º, que o União Brasil deve romper definitivamente com o governo federal. A declaração foi feita durante uma entrevista ao programa Diálogos O GLOBO, ao lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Caiado afirmou que a formalização da decisão ocorrerá na primeira reunião da executiva nacional do partido.
Caiado explicou que, em conversa com o presidente do União Brasil, Antônio de Rueda, e o presidente do PP, Ciro Nogueira, ficou acordado que a reunião executiva terá como objetivo oficializar a ruptura. Ele destacou que a situação atual do partido, que integra a base do governo Lula, é insustentável, dado que existem vozes críticas dentro da sigla.
O governador também reafirmou sua pré-candidatura à Presidência da República, afirmando que não pretende ser um candidato dependente de alianças frágeis. "Sou um candidato que vai se impor", declarou Caiado, comparando sua trajetória política ao crescimento da música sertaneja no Brasil. Ele enfatizou que o União Brasil buscará uma candidatura própria nas eleições de 2026.