No dia em que completa 97 anos, Roberto Paraíso Rocha, primeiro Procurador-Geral do Estado do Rio após a fusão com a Guanabara, lança nesta quinta-feira, 21, o livro ‘Fusão de Estados – Aspectos de Finanças Públicas’. A obra, que marca o sexto lançamento do autor, conta detalhes inéditos sobre o período histórico da década de 70, que deu origem ao estado do Rio de Janeiro na forma como conhecemos hoje. Coordenador da equipe responsável pela transição, Rocha oferece um relato inédito das nuances e desafios da unificação, único caso brasileiro de junção de entes federativos.
O livro traz ainda paralelos com a criação dos Estados Unidos, modelo internacional consolidado de unificação federativa que serviu como referência para o debate político e jurídico brasileiro. “Vivenciei todos os momentos da complexa união entre a Guanabara e o Rio de Janeiro, um processo único em nossa história federativa. Coordenar a transição e estruturar o novo Estado foi um desafio hercúleo”, ressalta Rocha. O procurador do Estado do Rio de Janeiro, Mauricio Carlos Ribeiro, destaca a importância política e o êxito administrativo do processo de fusão, ressaltando o esforço coletivo dos envolvidos.
Lançado pela Editora Epígrafe, o livro pode ser encontrado na plataforma Shopcons. Roberto Paraíso Rocha, nascido em São João Marcos (RJ) em 1928, construiu uma carreira sólida no Direito e na vida pública. Formado em Direito pela UFMG e doutor em Direito Privado pela Universidade do Brasil, Rocha atuou como professor e procurador, sendo fundamental na fusão da Guanabara com o Rio de Janeiro durante o governo Faria Lima. Hoje, aposentado, dedica-se à escrita e é autor de diversas obras na área jurídica.