Entre o meio-dia de sábado (02) e o meio-dia de domingo (03), o Rio Grande do Sul registrou 283.968 raios, conforme dados da MetSul Meteorologia. O fenômeno foi causado pela formação de áreas de instabilidade no estado, resultando em descargas elétricas, granizo e ventos fortes. A maior incidência de raios ocorreu na região Centro-Oeste, especialmente entre a tarde de sábado e a madrugada de domingo, quando temperaturas elevadas precederam a chegada de uma frente fria.
Os dados foram coletados pelo sensor GLM (Global Lightning Mapper), instalado no satélite meteorológico GOES-19, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e da NASA. A combinação de uma corrente de jato em baixos níveis e ar quente contribuiu para o aumento das descargas elétricas, segundo a MetSul.
Na região metropolitana de Porto Alegre, as temperaturas máximas do sábado alcançaram 34,2 °C em Parobé e 33,6 °C em Novo Hamburgo, com várias cidades do interior também superando os 30 °C. Os municípios mais afetados pelo fenômeno incluem São Borja, com 14.555 raios, seguido por São Francisco de Assis e Alegrete, com 10.075 e 9.543 raios, respectivamente.