A Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ será realizada entre os dias 6 e 9 de setembro, no Centro de Convenções Bolsa Rio, no centro do Rio de Janeiro. O evento, que ocorre após uma pausa de dez anos, reunirá 700 delegados eleitos em 11 conferências regionais realizadas em todo o estado entre abril e julho deste ano, marcando um importante passo na promoção da cidadania e no enfrentamento à discriminação.
Organizada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a conferência tem como objetivo avaliar as políticas públicas atuais e elaborar diretrizes para os planos municipais, estadual e federal. Os debates abordarão temas como educação, saúde, segurança pública, trabalho, cultura, meio ambiente, assistência social, esporte e acesso à tecnologia.
Cláudio Nascimento, presidente do Grupo Arco-Íris, destacou a importância da participação de representantes de mais de 80% dos municípios do estado, afirmando que a conferência é um dos maiores processos de articulação já realizados no Brasil. Ele enfatizou a necessidade de mudanças para combater a discriminação e a violência enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+, que afeta mais de 80% de seus membros no estado e no país.
A conferência também visa estabelecer um plano estadual e municipal de cidadania LGBTQIA+, promovendo a colaboração entre a comunidade e gestores públicos para garantir a dignidade e os direitos da população em suas cidades. A expectativa é que as discussões resultem em ações concretas e financiamento para o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas.