Um estudo do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP Brasil) revelou que a Região Metropolitana do Rio de Janeiro possui um grande potencial para substituir parte de sua frota de ônibus a diesel por veículos elétricos até 2030. A pesquisa, intitulada 'Acelerando a Transição', identificou que 55% dos ônibus analisados operam com tecnologias obsoletas, impactando negativamente a qualidade do ar e a saúde da população.
Clarisse Cunha Linke, diretora-executiva do ITDP Brasil, destacou que a maioria dos veículos a diesel apresenta um consumo energético que os torna viáveis para substituição por modelos elétricos disponíveis no mercado. O estudo sugere que a eletrificação da frota é uma oportunidade concreta para melhorar a sustentabilidade do transporte público na cidade.
A iniciativa da Prefeitura do Rio, que visa converter os corredores BRT em Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou tecnologia similar, foi enviada à Câmara de Vereadores na última terça-feira (5). O projeto, que pode custar cerca de R$ 12 bilhões, depende de uma parceria público-privada e busca expandir o sistema VLT do Centro para São Cristóvão, apostando em soluções mais sustentáveis.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) afirmou que o projeto básico já está pronto com o apoio do BNDES e que a autorização legislativa é necessária para buscar parceiros na gestão do serviço de transporte coletivo. Embora a 'vltização' seja um compromisso da administração, ainda não há uma data definida para o início das obras.