A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) anunciou o início da vacinação contra a variante JN.1 da covid-19, disponível a partir desta semana em 240 salas de vacinação espalhadas pelo município. O foco inicial é em pessoas com imunossupressão, que possuem o sistema imunológico fragilizado, tornando-as mais vulneráveis a infecções e doenças.
Além do grupo prioritário, a SMS informou que, com a chegada de novas doses, outras categorias também serão vacinadas, incluindo crianças de até 5 anos. O município já completou a imunização de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e de pessoas acima de 60 anos nas unidades de saúde, com a vacinação de outros grupos sendo realizada de forma escalonada, conforme a disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria também ressalta a importância da vacinação contra a influenza, que está disponível para todas as pessoas acima de seis meses de idade. A campanha visa não apenas combater a covid-19, mas também prevenir a gripe, reforçando a saúde pública no município.