O presidente da Abipesca, Eduardo Lobo, classificou como "frustrante" a reunião realizada nesta segunda-feira (4) entre representantes do governo brasileiro e autoridades dos Estados Unidos sobre o tarifaço que entrará em vigor em 7 de agosto. O encontro, conduzido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, contou com a participação de ministros como Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura) e André de Paula (Pesca e Aquicultura).
Lobo expressou sua insatisfação após a reunião, afirmando que, embora haja uma preocupação reconhecida, ainda não foram apresentadas medidas efetivas para mitigar os impactos da taxa de 50% sobre quase 700 itens. O dirigente destacou que há divergências entre os ministros sobre a origem das exceções concedidas pelo governo de Donald Trump, com alguns acreditando que foram resultado de negociações, enquanto outros consideram uma decisão unilateral.
Além disso, Lobo enfatizou a urgência de um plano de contingência para amenizar os efeitos do tarifaço, solicitando que o governo apresente uma linha de crédito mais rapidamente. Segundo ele, a solução para a compra de produtos excedentes não deve levar meses, mas sim ser implementada em um prazo de 15 dias, a fim de evitar maiores prejuízos ao setor pesqueiro brasileiro.